top of page

Reduzindo sua conta de água gota a gota (parte 1)

Dicas de Paulie B: Localize as fontes de vazamentos de sua lavanderia.


- por Paul Russo, Glendale, Arizona (EUA).

- tradução por Self Service Lavanderia


Você pode se encolher ao abrir sua conta de água. Afinal, as lavanderias são grandes consumidoras. Dito isso, acho que existem algumas maneiras de reduzir seus custos.


Os fabricantes de máquinas de lavar trabalham há anos para produzir lavadoras que utilizem menos água (e eletricidade) para manter os custos crescentes... baixos. Os novos equipamentos usam menos água do que as máquinas mais antigas, especialmente as "top loaders" (lavadoras com carregamento de roupas via tampo superior, comuns nas residências, ao invés de carregamentos frontais, comuns nas lavanderias - nota de tradução).


Se você tiver lavadoras antigas com temporizador, não terá muitas opções. Cortar um enxágue nessas máquinas é uma tarefa muito difícil, se não impossível para a maioria. Corte uma pré-lavagem e os clientes vão embora. Abaixe os níveis de água e os clientes vão embora.


Portanto, considere reequipar sua operação de lavanderia com novos equipamentos. Quando escolhidos e programados com cuidado, os novos equipamentos agradam os clientes existentes e atraem novos. Além disso, novas lavadoras exigem menos manutenção, oferecem peças gratuitas por tempo limitado, oferecem redução de impostos, aumentam o valor de sua operação de lavanderia, bem como economizam água e eletricidade.


Quanto mais antigas forem suas máquinas de lavar, mais você poderá economizar com as novas. Primeiro, incorporando truques de economia de água, como reservatórios menores no fundo da banheira, ou mesmo nenhum reservatório. A maioria dos reservatórios de carga frontal de anos atrás poderia conter cerca de 2 litros de água, se não mais. Se uma lavadora encher apenas dois banhos, o reservatório pode desperdiçar um galão a cada ciclo. Mais preenchimentos significam ainda mais desperdícios.


A maioria dos fabricantes enviará suas máquinas com ciclos predefinidos para impressioná-lo com o uso de água. O problema é que, se a economia for muito agressiva, seus clientes podem não gostar do que veem. Os clientes querem ver a água nas banheiras.


A boa notícia é que as novas arruelas oferecem a você, proprietário de uma operação de lavanderia, muito mais flexibilidade nas opções de programação. Você pode configurá-las em um ponto ideal, onde se possa obter uma economia significativa de água e manter o cliente satisfeito com os resultados.


Sim, existem alguns truques que podem ajudar a economizar água. Então, o que pode ser feito?


Venda suas máquinas antigas - Se você decidir instalar novas, tente vender suas arruelas antigas. Elas podem ter algum valor de mercado se não forem muito velhas e estiverem em boa forma. Você pode enviar um e-mail para demais operações de lavanderias locais sobre elas.


Se você puder anunciar as suas máquinas antigas enquanto elas ainda possam ser vistas funcionando em sua lavanderia, obterá melhores respostas. Experimente a seção de classificados em revistas especializadas do setor, como esta (o autor se refere ao portal do artigo, a American Coin Op. Para o Brasil, você poderá se destacar entrando em contato com parceiros, as tradicionais lavanderias de bairro ou mesmo as divulgando em redes de market place - nota de tradução).


A parte boa sobre a instalação de novos equipamentos é que, se você fizer isso direito, seus clientes ficarão satisfeitos (desde que você os programe como descrevi) e seus concorrentes serão pegos de surpresa. Alguns distribuidores poderão colocá-lo em funcionamento entre dois a três dias, se forem simples de instalar e, mais importante, se as arruelas de lavar estiverem em estoque.


Colocar arruelas maiores pode economizar mais, mas o trabalho pode demorar mais para instalar se você precisar trocar a base, o encanamento ou a parte elétrica.


Reduza o número de enxágues - Cortar um enxágue em uma lavadora controlada por computador é moleza, mas é quase impossível em uma máquina de lavar baseada em temporizador. Se a sua lavadora tiver de quatro a cinco ciclos de enxágue, considere eliminá-los somente se a sua lavadora permitir. Os clientes sempre procuram o primeiro e o último enxágue, então sua escolha menos tóxica seria eliminar o segundo enxágue.


Para o meu caso, o Departamento de Água de Nova York obviamente notou a queda no volume porque eles vieram e trocaram nosso medidor! Foi uma bela economia.


A propósito, se você não precisa trocar um hidrômetro, não o faça. Os medidores de água tendem a ter “deslizamento” à medida que envelhecem, permitindo que um pouco de água passe sem ser detectado.


Aumente seus preços — Se os custos variáveis, como sua conta de água, continuarem subindo e você não aumentar seus preços, sua lavanderia self service acabará falhando. Quanto mais aumentos você ganha em seus boletos, mais do bolso você gasta. Portanto, em algum momento você deve aumentar seus preços, ou ficará com uma operação de lavanderia ocupada e que não dá lucro.


Se os custos fixos são altos, pelo menos eles permanecem estáticos para que você possa oferecer negócios, vendas e etc, sem prejudicar seus resultados, desde que seus custos variáveis ​​permitam que você obtenha um lucro claro em cada venda.


Se você aumentar seus preços, conseguirá duas coisas:


  1. Obter mais lucro a cada venda, o que é obrigatório se suas taxas variáveis ​​estiverem aumentando.

  2. Perder algum volume de vendas, o que reduzirá ainda mais seus custos variáveis. Se você fez seus aumentos corretamente, qualquer volume que você perder deve ser mais do que compensado por maiores lucros a cada venda.


Conserte seus vazamentos — Esta é, de longe, a maneira mais fácil e econômica de reduzir suas contas de água imediatamente! Ouso dizer que muitas operações de lavanderia possuem muitos vazamentos: lavadoras, vasos sanitários, pias, caldeiras (internas), etc.


Comece com seu medidor de água. Logo antes de fechar sua lavanderia à noite, peça a alguém para tirar uma foto das leituras do medidor. Na manhã seguinte, antes que alguém ligue qualquer coisa, tire outra. As leituras devem corresponder, mas a maioria das lavanderias apresentará disparidades.


Agora você sabe que tem vazamentos. Você quer encontrá-los e detê-los, mas como?


Você tem que começar a reduzi-los, então você vai tirar mais fotos variando entre abertas/fechadas dos vários tanques internos das lavadores desligadas durante a noite, ou você pode tentar observá-las à olho nu.


Como cada tanque ou banco de lavagem de uma máquina deve ter seus próprios fechamentos, comece desligando primeiro todos, exceto um, na leitura da segunda noite. Se o medidor de água "saltar" a leitura novamente, você sabe que há um ou mais vazamentos naquele tanque.


Repita todas as noites até ficar feliz por ter encontrado todos os seus vazamentos.


Uma gota de água por segundo pode adicionar até 5 galões por dia. Multiplique isso por, digamos, 20 gotas e você perderá 100 galões por dia! Não se esqueça de que uma única lavadora de carregamento frontal pode ter pelo menos quatro ou cinco válvulas de água.


Durante suas inspeções, esteja sempre procurando por vazamentos e peça à sua equipe - (caso haja, em sua operação de lavanderia self service - nota do tradutor) que relate quaisquer níveis de água altos demais. Qualquer água que não esteja dentro de uma lavadora deve ser verificada. Não são apenas vazamentos pressurizados do encanamento, você pode ter vazamentos embaixo das máquinas devido às conexões soltas.


Volte, em breve, para acompanhar a conclusão deste artigo.




Comments


bottom of page