Vale a pena investir em uma lavanderia self service?
Dúvidas sobre formas de se investir em um negócio são recorrentes. O que levar em conta em uma lavanderia self service?
Foto de Chelms Varthoumlien, Toronto, Canadá. Licença livre de Unsplash.
As mudanças na estrutura familiar, cada vez mais nuclear nos grandes centros urbanos, trouxeram consequências que estão sendo aproveitadas por diferentes segmentos do mercado. As companhias imobiliárias e construtoras, por exemplo, já apostam em apartamentos micro pequenos para jovens solteiros vivendo de aluguel em cidades da Califórnia, nos EUA. As montadoras automotivas apostam em carros elétricos, e cada vez menores - ofertando ainda assim os SUV para tamanhos grandes. Os bancos migraram seus serviços para aplicativos e sistemas TEF de transação. Restaurantes e lanchonetes investiram pesado em deliveries. E claro, neste contexto de reviravolta 5.0 industrial e tecnológica; as lavanderias self service passaram a ganhar espaço, dentro desta dinâmica de atomização social nos grandes centros urbanos. Se o cenário destas capitais conhecidas pelo Ocidente não parece tão confortável para olhos acostumados com um outro mundo, ele ainda representa oportunidades de reinvenção de negócios e novas oportunidades. É neste contexto que as lavanderias self service devem ser vistas, no Brasil.
A terceirização de serviços domésticos já é uma realidade nestes ambientes, e por isso, estas lavanderias automatizadas têm obtido franca expansão, seja através de sistemas em franquias, seja através da abertura de um próprio negócio em um ponto comercial localizado. Mas afinal, quais as vantagens? Retorno de investimento
Por representar investimentos em máquinas de lavar profissionais, em soma variante de R$ 100 a 150 mil reais, considerando o maquinário, os investimentos com ponto e demais características; as projeções de retorno do investimento variam entre 3 a 6 meses, a depender da quantidade de clientes que seu ponto pode obter com este serviço. Dentre as facilidades para o retorno de investimento, situa-se o maquinário novo e em estado de garantia (ausência de custos de manutenção) e a possibilidade de se trabalhar inicialmente em um ponto auto-gerenciável, isto é, sem necessidade prévia de colaboradores atuando como caixas. Portanto, por ser uma oferta de serviço de alta recorrência, o retorno pode ser rápido e dentro desta faixa de meses.
Comodidade ofertada aos clientes
Você pode se destacar ofertando comodidade aos clientes, como sistemas de wi-fi dentro da lavanderia self service, pagamentos automatizados, ou mesmo pequenos afagos, como coffee machines para a espera pela lavagem e secagem. Quanto melhor o atendimento ao cliente, maiores as chances de retorno.
Economia de água e de gastos
Por ser um serviço que resolve a terceirização de tarefas domésticas, o seu cliente busca a economia, tanto de água, o que ele irá obter ao utilizar os serviços de uma lavanderia self service, quanto dos próprios gastos com compras de mês em supermercado, ao reduzir a necessidade de compras de sabão em pó, amaciantes e demais produtos utilizados para lavagem e secagem de roupas.
Segundo a Sabesp, a lavagem de roupas de 4 pessoas utiliza cerca de 5400 litros de água, enquanto que a mesma lavagem em uma lavanderia profissional consome 2160 litros, segundo a ANEEL.
Tá, mas e quais as desvantagens?
"Nem tudo são rosas", como diz uma famosa canção, e claro que existem objeções e desvantagens a serem levadas em conta. No geral, as vantagens sobressaem face às desvantagens, mas é bom elencá-las. A primeira diz respeito ao deslocamento do cliente até o estabelecimento. Ainda que exista uma tendência urbana de uso de outras formas de deslocamento, como bicicletas; existem aqueles clientes que possam depender de carros, logo, de consumo de gasolina para se dirigir ao seu estabelecimento. Adiante, o serviço de uma lavanderia self service leva de 70 a 80 minutos para ser concluído, portanto, o cliente precisa ficar em espera no local. Por isso, ofertar distrações e uma boa comodidade tem sido a solução para muitas lavanderias profissionais automatizadas.
Dentro de um aspecto geral, é uma ótima forma de investimento, ainda em conta considerando sua expansão em fase inicial e crescente; o que o torna um mercado ainda pouco explorado. Há já a presença de grandes players, como a OMO ou a Lavanderia 60 Minutos atuando; e por isso, a Vendpago poderá lhe ajudar não apenas a implementar um sistema de pagamentos em sua lavanderia, como a montar o seu negócio e a empreender.
#lavanderiaselfservice #empreendedorismo #negocios #lavanderiaautomatizada #lavanderiaself #selfservicelavanderia
Comments